Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de junho de 2009

No Tempo do Ronca

Vamos relembrar agora dos grandes sucessos que marcaram nossa vida....

Emissora: Tv Cultura.
Ano de Produção: .
Cores.
Companhias Produtoras: Tv Cultura e Sesi.








Com 150 programas gravados, a história de uma família que liga a Tv e participa do Rá Tim Bum ganhou quatro prêmios internacionais e dois nacionais de melhor programa infantil. O programa Rá Tim Bum era uma produção feita para crianças na fase da pré alfabetização, com uma linguagem que renovou o padrão dos infantis da Tv brasileira cheios de quadros que pareciam recortes de uma revista, ou seja, dinâmicos, coloridos, mas que não tinham ligação entre si.

A Tv Cultura investiu bem na estrutura de esquetes humorísticas animadas, protagonizadas pelos hilários personagens de atores como: Iara Jamra, Grace Giannoukas, Carlos Moreno e Eliana Fonseca, para transmitir suas mensagens pedagógicas. Através destes quadros as crianças aprendiam noções de higiene pessoal, de ecologia, de cidadania, além de ter contato, de forma divertida, com as matérias escolares como Português e Matemática.
Sem ser chato Rá Tim Bum aproveitou o melhor do teatro, vídeo e música. A trilha sonora foi assinada por Edu Lobo, também com canções de Arnaldo Antunes, Fernando Salém, Hélio Ziskind e Paulo Tatit, interpretadas por importantes nomes da nossa música como: Caetano Veloso, Boca Livre, Joyce e Jane Duboc.
Com um roteiro inteligente, sem repetir a linguagem tatibitati de seus concorrentes, o programa trazia quadros interessantes como o “Senta Que Lá Vem História”, com fábulas contadas através de objetos como meia, copos, escovas, entre outros, que serviam como personagens; ainda tínhamos o detetive Máscara e seu assistente Euclides feito pelo Garoto Bombril Carlos Moreno. Marcelo Tas era o professor Tibúrcio que explicava às crianças inúmeras coisas interessantes; e contando as novidades da sua vida de menina estava Nina com sua boneca confidente chamada Careca.
Os telespectadores mirins assistiam ainda o divertidíssimo "Jornal da Criança", apresentado pelo Arinélson, que era apaixonado pela repórter Darlene Rocha; Uma fadinha chamada Dalila que vivia dizendo "Pétalas de rosa, orvalho matutino, pulo de formiga, Rá-Tim-Bum" também aparecia para ensinar o nome das cores; O Doutor Barbatana era responsável pela narração do quadro "Sereias de Água Doce".
Rá Tim Bum mostrava também a Família Teodoro, com seus malabarismos facílimos de fazer para despertar nas crianças o desejo de repetir em casa, ou O Professor Biguilim, uma espécie de ave que vivia trancada em seu laboratório fazendo perguntas para ajudar em suas experiências; e uma inteligente esfinge perguntava e ensinava as crianças, enquanto uma fadinha aprendia coisas interessantes com um poço falante.
O programa foi exibido com sucesso pela Tv Cultura e após ficar alguns anos fora da programação da emissora retornou à televisão pela Tv Rá-Tim-Bum.



Elenco

Esquetes:
Grace Gianoukas .... Mãe
Rolney Faccini .... Pai
Rodrigo .... Filho
Pâmela ..... Filha
Wandi Doratiotto .... Zé Cameraman
Paulo Contier .... Máscara
Carlos Moreno .... Euclides
Marcelo Tas .... Professor Tibúrcio
Iara Jamra .... NinaEliana Fonseca .... Cacilda
Marcelo Mansfield .... Doutor Barbatana
Norival Rizzo .... Esfinge
Luciano Ottani .... Molibdênio

Manipuladores de Bonecos:

Luciano Ottani .... Professor Miguelin e RóiHelen
Helene .... Darlene Rocha e Sílvia
Márcio Ribeiro .... Arinélson
Goiabinha .... Bludo


Emissora: SBT.
Ano de Produção: .
Cores.
Companhias Produtoras: SBT.


Zuzubalândia foi um programa que tentou resgatar temas educacionais e "politicamente corretos" para o público infantil de 3 a 10 anos de idade, com inserções de cinco minutos exibidas várias vezes ao dia no SBT. Criado, dirigido e apresentado pela publicitária Mariana Caltabiano, de apenas 25 anos, o programa de auditório comandado por dezessete personagens-bonecos, criados pela mesma equipe que fazia os da TV Cultura. O programa quebrou um tabu no SBT, que não gosta de comprar produções independentes. O próprio Silvio Santos assistiu a um piloto e pagou 500.000 reais por um pacote de 120 inserções. No programa, os bonecos dão conselhos sobre higiene e alimentação e ensinam a construir brinquedos com sucata.

Em Zuzubalândia, personagens como Zuzu, Briga Deiro e Pipoca interagiam com a platéia por meio de brincadeiras e paródias de comerciais, novelas, filmes e programas de auditório conhecidos do grande público. Tudo apoiado no humor.
O Talk Show "11 e meia Mozzarella" era uma atração à parte. Apresentado pelo Rei Ape Tite trazia bandas e personalidades de interesse do público, que além de participar com perguntas, também assistia à performance do convidado.
No Reino da Comida, tudo lembrava as guloseimas que faziam parte do mundo da criança, como as montanhas de sorvete, as casas de doces e os rios de chocolates. Mas, em Zuzubalândia tudo era inserido dentro de uma trama da história.
Os personagens do programa eram: o Briga Deiro, que se transformava no super cantor "Michael Jaca" toda vez que alguém falava a palavra jaca; Leão Jujubo, o publicitário dono da agência ZZB, que andava pendurado em um cipó mas vivia se esborrachando por aí; o Laricão, que adorava comer, deitar e rolar em poças de ketchup e mostarda; Sushiroco, um sushiman dono de karaokê e contador de mentiras; Batata Fritz que veio de Batatofen, um lugar onde tudo é feito de batata; o garoto Suspiro que namorava a Pipoca; Maria Mole que adorava dormir; Rei Ape Tite, o rei de "Zuzubalândia" que tinha um forte sotaque italiano, vivia escorregando no tomate e tinha um mensageiro chamado Fast Food, dono de uma lanchonete; Além de todas essas guloseimas animadas o programa ainda tinha a Vovó Quitandinha, Vovó Hortinha e Vovó Balinha, integrantes de uma banda de rock, e a vilã Bruxa Anoréxica que desejava destruir Zuzubalândia pois odiava comida e vivia de regime. Ela andava sempre com sua mascote Garfídea, uma aranha que soltava pum.

Elenco

Manipuladores de Bonecos:
?
Acabamos de nos recorda de grandes sucessoa que vinherão No Tempo do Ronca...
Obs: Este quadro é apresentado todas as terça-feiras.

Nenhum comentário: